Tratamento Clínico
Como aliado ao tratamento cirúrgico ou escleroterápico ou quando não é possível realizá-los..
Tratamento Clínico
  • Date: Agosto, 2015
  • Author: Dr. Eduardo Sisterolli
  • Category: Info
  • Comments: 0
O tratamento clínico das varizes tem o objetivo de melhorar o retorno venoso nos membros, por meio do combate aos fatores que provocam a estase venosa (aumento da pressão venosa, com lentificação do fluxo de retorno).

Está indicado para todos os pacientes que detenham predisposição hereditária para a patologia varicosa.

O tratamento clínico para varizes constitui-se de:

1 - Tratar as varizes que já possui: as varizes aumentam a pressão venosa dos membros inferiores, provocando o surgimento de novas varizes, em escala geométrica, agravando o caso.

2 - Fazer exercícios regularmente: deve ser dada a preferência aos exercícios de baixo impacto e que não façam com que a paciente execute força, como a caminhada, a natação, a hidroginástica e a bicicleta ergométrica. Exercícios que exigem com que se bata o pé no chão como o voleibol, o tênis, squash, basquete e outros devem ser executados com moderação, pois são produtores de varizes. Exercícios de força, como a musculação, aumentam a pressão abdominal, durante a sua execução, provocando uma elevação subsequente na pressão venosa dos membros inferiores e aparecimento de varizes.

3 - Evitar o sobrepeso: o sobrepeso e a obesidade devem ser evitados, pois aumentam a pressão venosa dos membros inferiores, originando ou agravando o quadro varicoso.

4 - Não ficar longos períodos nas posições sentada ou em pé parada: nessas situações, o fluxo sanguíneo tem dificuldade de retornar pelas veias, devido à ação da gravidade, e não conta com a ajuda da musculatura da panturrilha. Quem trabalha dessa forma, deve caminhar periodicamente para ativar o retorno venoso e impedir a estase.

5 - Uso de flebotônicos: são medicamentos específicos para melhorar o fluxo venoso, diminuindo as dores e o cansaço das pernas. Devem ser administrados quando a paciente apresenta dores de origem venosa.

6 - Uso de meias elásticas compressivas: para o pós-operatório de varizes, para o tratamento da trombose venosa profundas e para as pacientes predispostas geneticamente às varizes e que ficam longos períodos em pé ou sentados. As meias recomendadas são aquelas de uso medicinal, como as Kendall, que são mais finas e menos quentes, mas duram menos, ou as Sigvaris e Medi, que são mais grossas e quentes, mas duram até seis meses.

7 - Uso de cremes e massagens: São muito úteis as massagens de drenagem feitas pela própria paciente, ou por uma fisioterapeuta ou massoterapeuta qualificadas. A massagem deve ser feita usando-se força moderada, sem excessos, sempre no sentido disto-proximal, ou seja, de baixo para cima (dos pés para o joelho) e ajuda tanto a melhorar a drenagem venosa, como a linfática, eliminando ou minimizando o edema (inchaço) e as dores.

8 - Não fumar: o fumo, além de tornar o indivíduo inapto para o exercício, aumenta a capacidade de coagulação do sangue, provocando, não raramente, a trombose venosa dos membros inferiores.