Varizes (introdução)
Nessa seçao, você encontra as informaçõs básicas sobre varizes. Tipos de varizes e respectivos tratamentos.
Varizes, um mal solucionável
  • Date: Agosto, 2015
  • Author: Dr. Eduardo Sisterolli
  • Category: Info
  • Comments: 0
As veias são as responsáveis pelo retorno sanguíneo, transportando o sangue não oxigenado, para que seja novamente aerado nos pulmões. A maioria das veias normais possui válvulas que garantem a unidirecionalidade do sangue, não permitindo que o mesmo reflua. Nas pernas, onde há grande influência da gravidade, essas válvulas sofrem com uma maior pressão e podem lesionar-se, não cumprindo integralmente o seu papel, deixando o fluxo venoso, que só deveria ascender, retornar para as partes mais baixas, tensionando as veias dessa região e, ocasionalmente, dilatando-as, momento em que se tornam visíveis e tortuosas. Esse processo, quando não tratado, tende a progredir, acarretando um aumento da área venosa dilatada e até complicações mais sérias, como as tromboses, ulcerações de difícil cicatrização e lesões definitivas do sistema linfático.

Os fatores que ocasionam o surgimento das varizes são vários, dentre os quais a predisposição genética tem grande influência; ascendentes familires com varizes podem transmitir suscetibilidade aos descendentes. Unindo-se a isso, temos os fatores que desencadeiam o mal varicoso, como a gestação, a permanência diária, por longos períodos, nas posições em pé ou sentada, obesidade e o sedentarismo.

Varizes podem se apresentar de várias maneiras: desde as extremamente dilatadas, de grande calibre, de caráter mais grave e mais tendentes a complicações, até os finos vasinhos, as chamadas microvarizes ou telangiectasias, que causam mais problemas estéticos do que funcionais e sintomáticos. Entre esses dois limites, existe uma série de estágios intermediários e de combinações da patologia tendo, cada qual, um tratamento apropriado, com indicações específicas; o que vale dizer que o tratamento indicado para o tratamento das varizes de um paciente pode diferir completamente daquele recomendado para outro.

As varizes podem ser evitadas combatendo os fatores que as desencadeiam, fazendo exercícios de baixo impacto regularmente, evitando o sobrepeso, movimentando-se regularmente durante situações em que necessite ficar por longos períodos em pé ou sentada, usando meias compressivas durante os períodos de risco, como a gestação, e tratando as varizes que já possui, pois elas são um dos fatores que aceleram o surgimento de novos vasos dilatados.