Ecodoppler Colorido (Duplex Scan)
Exame indispensável no diagnóstico das patologias venosas e no planejamento pré-terapeutico.
Ecodoppler Colorido (Duplex Scan)
  • Date: Agosto, 2015
  • Author: Dr. Eduardo Sisterolli
  • Category: Info
  • Comments: 0
O ecodoppler colorido, também conhecido como duplex scan ou ecografia colorida, foi uma revolução para o tratamento das varizes. Com esse exame de ponta, pode-se ter uma visão completa e detalhada da origem e da extensão do mal varicoso, evitando que pontos de refluxo deixem de ser tratados e, ao mesmo tempo, poupando veias sadias, principalmente as safenas, que antes eram, muitas das vezes, erroneamente retiradas, por falta de um exame pré-operatório adequado.

O exame incrementou muito a eficácia dos procedimentos venosos terapêuticos de varizes, diminuindo as chamadas recidivas precoces, ou seja, o reaparecimento de novas varizes, pouco tempo após o tratamento ter sido realizado.

O aparelho de ecodoppler colorido, além de mostrar as imagens ultrassonográficas, como um ultrassom comum, analiza o fluxo dos vasos, relatando tanto a direção desse fluxo, quanto a sua velocidade, o que é traduzido em cores e em gráficos, na tela do aparato.

Hoje, esse exame é muito útil, mesmo na preparação para escleroterapia, para avaliar possíveis outras causas do aparecimento das telangiectasias, que não a fragilidade primária.

O exame é indolor, pois não utiliza agulhas e nenhum tipo de contraste, e é realizado na posição ortostática (em pé), em um período de 20 a 35 minutos, dependendo de cada caso.

Utilizamos atualmente um dos mais modernos e sensíveis aparelhos de duplex scan do mercado, o Philips HD11XE, dotado de SonoCT e XRES, esta última, tecnologia de melhoramento de imagem exclusiva da Philips.

Você pode nos contatar pelos seguintes meios::

A Clínica Venno foi inaugurada em 2011, dirigida ao manejo das varizes dos membros inferiores, desde o diagnóstico até o tratamento final.

Dr. Eduardo Sisterolli é o Angiologista, Cirurgião Vascular e Ecografista responsável, com títulos pelo Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Colégio Brasileiro de Radiologia.